Blog

Segurança Operacional

Como garantir segurança nas suas operações?

Segurança é o tema de maior relevância quando se trata de operações. Seja segurança para bens ou pessoas, é por meio do cumprimento de normas e procedimentos de mitigação e gestão de riscos que podemos considerar uma operação mais segura.

Quando falamos de segurança, devemos falar também do gerenciamento da segurança. O processo de gerenciamento das atividades de segurança pode ser definido por regras estabelecidas por: I) Entidade reguladora ou órgão de supervisão da atividade; II) Programas de Segurança; III) Empresas contratantes; IV) Pela própria organização; IV) Mais de uma exigência.

Segurança no Apoio Offshore

Para as empresas de E&P, a segurança é item de maior importância devido à complexidade de suas operações e limitações logísticas.

Muitos são os fatores que influenciam os processos ligados à indústria Offshore. O cumprimento das normas de segurança em seu apoio determinará o bom funcionamento
do processo como um todo.

Através de regulamentação será instituído métodos para garantir a segurança nas operações destinadas às plataformas.

Segurança no Transporte Rodoviário

Em operações logísticas rodoviárias, a segurança não só garante o desempenho da atividade em si, como também determina todo o objetivo por trás do seu fim.

Isso quer dizer que uma operação da transportação de um bem, significa além da segurança em todo o trajeto, como também a segurança do próprio bem, ou seja, onde haja ausência de avarias e danos a mercadoria.

Segurança no Transporte Aéreo

O operador de aeródromo representa um papel importante para a segurança, através da manutenção das condições operacionais do aeródromo, tais como: pista de pouso e decolagem, equipamentos de auxílio à navegação aérea, entre outros. Na execução dos serviços auxiliares de transporte aéreo, sendo responsável pela supervisão dos processos, das condições operacionais de veículos e equipamentos de apoio em solo, e da conduta de pessoas no pátio de estacionamento de aeronaves.

Segurança do Manuseio

Não só no recebimento ou carregamento de materiais, como também em toda movimentação, o cumprimento das práticas de segurança define o sucesso da operação.

A fim de evitar danos às mercadorias e às pessoas envolvidas na atividade, se faz necessário a implementação de regras, rotinas, treinamentos e monitoramento que se cumprirão ações de seguridade.

 

As empresas que se preocupam com sua segurança operacional, devem contratar serviços de prestadores que possuem o mesmo compromisso prioritário com os padrões de excelência, qualidade e segurança.

Referência em segurança operacional no Apoio Offshore, o Cabo Frio Airport foi condecorado no Programa de Excelência Operacional em Transporte Aéreo e Marítimo (PEOTRAM) pelo seu desempenho como melhor Aeródromo Terrestre à serviço da Petrobras.

Obteve aprovação no Programa de Segurança Aeroportuária pela ANAC e recebeu certificado de aceitação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional atingindo 100% de conformidade com as normas estabelecidas pelo DECEA.

Além disso, como interveniente nas operações de comércio exterior, o Cabo Frio Airport conquistou a importante certificação no Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitida pela Receita Federal, passando a integrar uma seleta lista de empresas. A certificação reforça o nível de maturidade dos processos de gestão e mitigação dos riscos operacionais, considerando as empresas certificadas como de baixo risco tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras.