Blog

Tendências logísticas: conheça a integração de armazéns e seus benefícios

Engana-se quem pensa que a utilidade dos armazéns se resume a proteger os produtos.  Quando utilizado de maneira correta, o espaço otimiza o fluxo de carga, reduzindo o tempo das entregas e  garantindo a qualidade da mercadoria.

No entanto, fazer a gestão correta de um armazém não é uma tarefa fácil, apesar de ser uma etapa essencial para garantir o sucesso das vendas, exige monitoramento constante, muita organização, preparo, e, principalmente, pesquisa. 

É preciso também ficar de olho nas tendências e, dentre as novidades envolvendo o universo da logística, está a integração de armazéns.  

Você já ouviu falar sobre a integração de armazéns e como essa tecnologia pode potencializar o seu negócio? Se a resposta for não,  esse texto foi preparado(a) para te ajudar. Boa leitura! 

 O que é integração de armazéns?

A integração de armazéns é uma tecnologia que, quando aplicada corretamente, faz com que os dados de produção (captados e processados) e a gestão trabalhem cada vez mais atrelados um ao outro.

A integração de armazéns surge dentro de um contexto de clientes cada vez mais exigentes e em busca por agilidade na prestação de serviços. Essa adaptação é potencializada pelo investimento em ferramentas tecnológicas e instalações.

Com essa integração de dados,  é possível monitorar as dinâmicas de oferta e procura, ter uma visão macro de padrões e de evidências que proporcionam a tomada de decisões de maneira eficiente.

A integração de armazéns é responsável por formular um espaço inteligente e voltado para o sucesso em resultados. Com a visão amplificada proporcionada por ela, será possível dar lugar central às mercadorias de maior demanda que podem ser deslocadas com maior facilidade. Enquanto isso, os itens de menor consumo se deslocam para áreas periféricas.  

Existem empresas, como o Cabo Frio Airport, que oferecem armazéns que atrelam tecnologia e baixos custos, para que você consiga ser atendido de forma personalizada!

Abaixo, listamos os motivos para você investir na integração de armazéns.

Benefícios da integração de armazéns

A integração de armazéns fará total diferença no seu negócio. Com ela, será possível prevenir falhas no processo de armazenagem, que possuem impactos diretos na velocidade, eficiência e produtividade de uma operação logística.

1. Redução nas falhas de segurança

Proporcionar um ambiente seguro para o trabalhador é um dever de toda a empresa. A avaliação regular dos riscos fará com que a empresa adote medidas preventivas e corretivas que envolvem desde a sinalização para o tráfego de pedestres até o treinamento de profissionais logísticos de empilhadeira. 

2.  Excelência na gestão do estoque

A má gestão de estoque gera problemas como o stockout e ausência de contagens periódicas, que resultam em perdas financeiras.  

Para quem trabalha com a integração de armazéns, o alto padrão das entregas é garantido. Sistemas como WMS foram desenvolvidos para construir um estoque baseado na oferta e na procura, rastreando os produtos e gerando tarefas de reposição quando necessário.

3. Acompanhamento do desempenho da operação

Dentre as dúvidas apontadas pelos profissionais de logística está a dificuldade em escolher os indicadores de desempenho das operações. Deixar esses KPIs  para depois significa repetir os erros de maneira cíclica e estacionar no uso de novas tecnologias.  

O processo de armazenagem integrado também traz como benefício o acompanhamento detalhado das tarefas. Sistemas como o WMS, Warehouse Management System, proporcionam o autogerenciamento por parte da equipe e traz também KPIs interligados ao sucesso do seu negócio.

4. Visibilidade e reconhecimento no mercado

Se manter atualizado sobre as novidades no campo da logística é essencial para o sucesso do seu negócio. A possibilidade de efetuar um acompanhamento detalhado dos custos e operações traz como resultado o retorno do investimento.

A prevenção de erros e otimização de processos não promove somente a redução dos custos, mas também favorece o aumento da receita. Dessa forma, você poderá se tornar referência entre seus fornecedores e clientes, aumentando a visibilidade dos serviços prestados pela sua empresa.

Como melhorar a integração do armazém?

O primeiro passo para melhorar a integração do armazém é estar com a mente aberta com relação às mudanças. 

Além disso, é fundamental ter ciência de que os resultados podem não ser sentidos de uma hora para a outra, mas com certeza trarão um impacto positivo no futuro do serviço que você oferece. 

Confira abaixo outras dicas para melhorar a integração do armazém:

  • Contrate profissionais qualificados e dispostos a garantir o sucesso das operações;
  • Tenha conhecimento sobre o padrão de compra dos clientes do serviço que você oferece. A partir disso, projete o armazenamento de acordo com o fluxo das mercadorias;
  • Analise os principais erros cometidos pela sua equipe e faça uso de ferramentas que monitoram os resultados;
  •  Esteja sempre atualizado quanto às instalações e invista naquelas que otimizem o controle das mercadorias;
  • Mantenha a comunicação entre os sistemas de administração do estoque através de fluxos de informações; 
  • Tenha um número de SKU diferente para cada produto.
  • Se você está com dificuldades em trazer essa tecnologia para o seu armazém, não pense duas vezes antes de procurar empresas qualificadas para terceirizar este serviço. 

Conheça o WMS: o sistema mais recomendado para a administração de armazéns

O sistema avançado de gestão de armazéns (WMS) é uma ferramenta que serve para controlar a movimentação das mercadorias  e permite administrar a armazenagem, separação, expedição de entregas e recebimentos de produtos.

Essa tecnologia rastreia os objetos, analisando quantos se possuem em estoques e quantos são necessários. Esse acompanhamento pode ser feito por diferentes métodos, como os códigos de barras ou RFID.

A implantação de tecnologias em seu negócio não pode se limitar ao sistema WMS.  Soluções como impressoras móveis, painéis de inteligência e leitores de códigos de barras também devem se fazer presentes.

Quando a empresa não está segura quanto ao gerenciamento otimizado do armazém, a solução mais realista é a terceirização. Por isso, o ideal é buscar um parceiro que ofereça vantagens e ótimo custo benefício.

O WMS é um dos diferenciais do Armazém Geral do Cabo Frio Airport. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o assunto: 

Conheça o Armazém Geral do Cabo Frio Airport: tecnologia, inovação e ótimo custo benefício

A Cabo Frio Airport oferece, entre seus múltiplos serviços, o armazenamento de produtos. A empresa se empenha para ofertar o menor tempo de transferência entre a zona alfandegada e o armazém com menores custos e operações customizadas de acordo com as necessidades dos clientes.

Dentre os diferenciais, o Armazém Geral conta com 06 módulos com 1.650m² cada, 19.000m² de área descoberta,  gestão de estoque em tempo real (WMS) e serviços customizados. Além disso, ele está localizado em um ponto estratégico, mais precisamente a  800m do Terminal Alfandegado.

Para conhecer mais sobre nosso Armazém Geral e tirar dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail armazem@cabofrioairport.com.br 

Se interessou pelo nosso conteúdo? 

Não deixe de ler o artigo que preparamos sobre estratégias para importação. Continue nos acompanhando pelas redes sociais.