Blog

Entenda como estruturar e reduzir custos com CAPEX e OPEX

CAPEX e OPEX são termos recorrentemente usados em reuniões corporativas para negócios em geral, mas nesse post iremos nos ater ao segmento de importação e exportação. Ou seja, como importadoras ou empresas estrangeiras que querem exportar ao Brasil podem estruturar e reduzir seus custos de infraestrutura e operacionais.

Mas o que é CAPEX e OPEX?

Antes de darmos início às soluções, é importante definirmos os termos, pois, apesar de serem conceitos simples, é preciso compreendê-los muito bem para não haver confusão. Veja a definição de cada um deles a seguir:

CAPEX (capital expenditure ou despesas de capital)

O termo representa investimentos ou desembolsos em bens de capital na aquisição de elementos que ajudarão a ampliar a capacidade da empresa de gerar lucro.

Quando falamos em empresas importadoras, estamos falando do seu espaço para armazenagem, automóveis para executar o deslocamento de insumos e mercadorias, investimento em escritório completo para sua equipe com local físico, itens de papelaria, computadores e impressoras. Enfim, todos os custos que tenham a ver com bens e não com o operacional.

Empresas que querem exportar ao Brasil também precisam levar em consideração custos com CAPEX, já que precisam construir toda uma infraestrutura aqui para recebimento, armazenamento e distribuição da sua mercadoria.

OPEX (operational expenditure ou despesas operacionais)

São pagamentos relativos às atividades de gestão empresarial e venda de produtos e serviços. É o caso, por exemplo, de uma importadora que precisa de logística para distribuição da mercadoria e contrata um local para cuidar dessa parte operacional, nacionalização de carga e emissões de notas fiscais. Isso significa que esse tipo de desembolso é realizado cotidianamente e envolve também os serviços terceirizados.

Como estruturar e reduzir custos?

O primeiro passo para estruturar o CAPEX e OPEX é entender o que sua empresa precisa e o quanto isso reflete em custo ou investimento.

Uma empresa estrangeira que queira exportar ao Brasil terá, por exemplo, aproximadamente um custo de quase R$ 200.000,00 de CAPEX e OPEX para se estabelecer no Brasil, construir uma infraestrutura, contratar uma equipe qualificada e cumprir todas as burocracias e regras legais existentes no nosso país.

Sabemos que esse é um grande bloqueador de muitos negócios que querem entrar no mercado brasileiro, pois um investimento alto eleva seus riscos.

Porém, existe uma forma de ter CAPEX zero e OPEX reduzido. Lançamos um serviço chamado Business Park, com foco em ajudar exportadores estrangeiros e importadoras a trazerem suas mercadorias dos EUA, Ásia, Europa e Oceania para o Brasil, com custos e riscos reduzidos.

Assim, nós solucionamos problemas de alto custo de armazenagem e infraestrutura, oferecendo escritórios exclusivos e serviços integrados de logística, bem como simplificamos a logística e a burocracia de todo o processo, cuidando da entrada da mercadoria no Brasil, assim como sua distribuição.

Abaixo, listamos todos os benefícios desse serviço:

✔ Voos regulares com cargueiro Miami – Cabo Frio;

✔ Escritório exclusivo com internet e mobília;

✔ Endereço de sede fixa no Brasil;

✔ Importação via aérea e marítima;

✔ Consultoria tributária e de abertura de empresa;

✔ Cadastramento junto a Petrobras – CRC;

✔ Emissão de Notas Fiscais e entrega no cliente final;

✔ Controle de estoque com acompanhamento em tempo real (Warehouse Management System);

✔ Logística integrada no Brasil;

✔ Armazenagem alfandegado e não-alfandegado;

✔ Descontos nas tarifas de armazenagem em área alfandegada para importação; e

✔ Possibilidade de gerenciar a operação no Brasil remotamente de qualquer lugar do mundo.

O nosso serviço está habilitado para o recebimento das mais variadas cargas, desde Healthcare, como medicamentos, lentes, insumos e cosméticos, até eletrônicos.

Confira como o Business Park funciona de forma simplificada:

Para conhecer mais sobre esse serviço e tirar suas dúvidas, fale conosco através do email businesspark@cabofrioairport.com.br

Make it easy, fly to Cabo Frio!