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Conheça curiosidades sobre os maiores aeronaves cargueiras do mundo

O universo da aviação é repleto de mistérios e fatos curiosos. Muito além de nos levar ao destino que desejamos, as aeronaves também são responsáveis pelo transporte de cargas, movimentando a economia e o comércio exterior. 

Os aviões cargueiros são bem diferentes daqueles convencionais, usados para o transporte de passageiros. Como são projetados para uma carga bem maior, contam com uma seção de fuselagem larga e alta, assim como as asas.

Esse meio de transporte de cargas é preparado para encarar grandes desafios. Possuem várias rodas para possibilitar o pouso em lugares não preparados para recebê-los. Além disso, também contam com uma cauda de posição mais alta que facilita o fluxo de cargas.

Preparamos uma lista com as curiosidades sobre seis das maiores aeronaves cargueiras do mundo. Tem curiosidade sobre o assunto? Então boa leitura!

1.Velho conhecido: Boeing 747

 

 

A Boeing é uma companhia tradicionalmente conhecida na aviação comercial. Mas isso não significa que a empresa não se envolve com a construção de aviões cargueiros.

O Large Cargo Freighter, popularmente conhecido como Dreamlifter, por exemplo, pesa cerca de 180.530 kg e foi montado em 2003. Ele é usado exclusivamente para levar peças de uma fábrica para a outra da empresa e teve um papel fundamental na construção do Boeing 787.

Lançado em 2010, o modelo mais famoso da Boeing é o 747-8. Capaz de carregar até 140 toneladas, já ocupou o cargo de terceiro maior cargueiro de todo o mundo, atrás somente do Antonov An-225 Mriya e do Antonov An-124-100 .

2. Fez história na lua: Aero Spacelines B-377PG

Apelidado de Pregnant Guppy, o Aero Spacelines B-377PG foi desenvolvido entre os anos de 1961 e 1962 nos Estados Unidos. O avião tinha como objetivo inicial realizar o transporte de cargas para o programa Apollo.

Mantido pela NASA entre as décadas de 60 e 70, o Programa Apollo tinha como principal missão colocar um homem na lua pela primeira vez. Ela foi enfim concretizada em 20 de julho de 1969.

O formato abaulado adaptado na parte superior permitia ao avião o transporte de equipamentos especiais. Além disso, ele pesava mais de  41 toneladas e era capaz de transportar cerca de 22.670 kg. Com o passar dos anos, ganhou outras versões.

3. Do mar para o ar: Hughes H-4 Hercules

Hidroaviões são aqueles projetados para decolar e pousar no mar. O modelo considerado o maior da categoria é o Hughes H-4 Hercules. Ele havia sido projetado para transportar aviões pesados durante a Segunda Guerra Mundial, mas ficou pronto perto do fim do conflito, em 1947.

O modelo não passou de um protótipo, mas ainda sim chama a atenção dos amantes de aviões. Com mais de 66 metros de comprimento e 97 de envergadura, podia chegar a pesar 180 toneladas quando carregado.

A única unidade do Hughes H-4 Hercules fabricada descansa no Museu de Aviação Evergreen, no estado do Oregon (EUA).

4. O guindaste voador: Sikorsky CH-54

Sikorsky CH-54 é a prova viva que tamanho não é documento quando o assunto envolve capacidade de transporte. Considerada um helicóptero de carga, a aeronave chama a atenção pelo seu formato aberto, que lembra um guindaste.

Usado pelo Exército Americano na Guerra do Vietnã, o modelo tinha uma estrutura de 8.980 kg e sua capacidade de carga era de 9.072 kg . Ele foi aposentado das operações em meados de 1991.

5. Quase uma “baleia”: Airbus Beluga

A saliência superior do Airbus A300-600ST não disfarça o apelido de Airbus Beluga, em homenagem a uma espécie de baleia. Ele foi introduzido no mercado em 1994 e representa uma adaptação do Airbuss A300, com estrutura mais alta e com entrada de carga na parte frontal.

Com a capacidade de carregar até 47 toneladas, é bastante usado para atender o transporte das peças de outras aeronaves entre as fábricas europeias da empresa.

6. Famoso no RJ: Antonov AN-124-100

A Antonov é uma tradicional linha de cargueiros, em sua maioria produzida pela antiga União Soviética.  O modelo Antonov An-124-100 foi por muito tempo considerado o maior do mundo. Atualmente, ocupa o segundo lugar e perde somente para o Antonov An-225 Mriya

Desenvolvido inicialmente com fins militares, o primeiro protótipo voou pela primeira vez em 1985, e desde então tem batido importantes recordes. 

O Antonov AN-124-100 tem 68,9 metros de comprimento e pode embarcar até 150 toneladas de cargas. Ele também detém o título de mais longo voo feito por um avião. Ele decolou em maio de 1987 e, durante cerca de vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Tudo isso com uma carga total de 455 toneladas.

Em setembro de 2021, o segundo maior avião cargueiro do mundo pousou em nosso aeroporto.

Com cerca de 40 toneladas de insumos, a aeronave partiu de Houston, nos Estados Unidos, com destino a Macaé, cidade localizada no Norte do Rio de Janeiro.

Conheça mais sobre o Cabo Frio Airport:

Localizado de maneira estratégica próximo aos principais portos do Rio de Janeiro, o Aeroporto de Cabo Frio está habilitado para operar grandes aeronaves cargueiras. Ele conta com pista de pouso e decolagem com extensão de  2.550 metros e 45 metros de largura.

A estrutura é o grande diferencial do aeroporto. Ele possui um pátio com capacidade para 23 aeronaves, que comporta aviões de todas as classes, e conta também com Posto de Abastecimento de Aeronave (PAA) com capacidade para 280 mil litros.

O Aeroporto de Cabo Frio oferece um manuseio ágil e personalizado de cargas, em um ambiente de área e infraestrutura únicas. Confira abaixo as principais vantagens:

  • Área homologada pelo exército para receber todos os tipos de cargas perigosas;
  • Estrutura e monitoramento para contêiner refrigerado;
  • Equipamentos próprios para a movimentação de cargas;
  • Centro de Monitoramento com segurança 24hrs.

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